
Um dos procedimentos de rotina no diagnóstico das infecções bacterianas consiste em coletar uma amostra clínica do paciente e transportá-la de modo seguro até o laboratório. Isto é possível graças ao dispositivo de coleta e transporte COPAN Venturi Transystem ®. Cada unidade consiste de um cartucho de plástico estéril contendo um swab com ponta em Rayon® que é utilizado para a coleta da amostra, e um tubo contendo o meio de transporte no qual o swab é colocado após a coleta.
Os meios de transporte são meios não nutritivos e que proporcionam condições adequadas para o transporte de amostras clínicas, sem perda da quantidade e da viabilidade dos microrganismos presentes.
Dentre os meios de transporte de melhor qualidade na manutenção e recuperação bacteriana, destaca-se o meio de Amies, indicado inclusive para microrganismos anaeróbicos e extremamente fastidiosos.
O meio de Amies possui em sua composição, cloreto de sódio e cloreto de magnésio, aumentando a permeabilidade celular e consequentemente a recuperação das células bacterianas, além do tioglicolato de sódio que melhora sua ação redutora.
Em suas apresentações, destacamos o meio de Amies com carvão, a presença de carvão ativado no meio favorece ainda mais a recuperação de microrganismos, como por exemplo, Neisseria spp., pois neutraliza em sua superfície, por diferença de carga,as toxinas das bactérias produzidas durante o transporte. Além da potencial conservação de microrganismos fastidiosos, o meio de Amies com carvão também é indicado para transporte e pesquisa de outros microrganismos menos exigentes e para diferentes materiais biológicos.
Entre em contato com um de nossos consultores:
41 3661-9001 | comercial@laborclin.com.br